quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Deste Mundo e do Outro

Deste Mundo e do Outro
Edição/reimpressão: 1999
Páginas: 232
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722123372
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
 
 
Sinopse
Quando andava a escrever as crónicas que depois reuni no volume [...] a que dei o título de Deste Mundo e do Outro, não me passava pela cabeça que um dia eu viria a escrever romances. É certo, porém, que estes não serão inteiramente compreendidos sem a leitura das crónicas. Por outras palavras: nas crónicas encontra-se o embrião de quase tudo o que depois cresceu e prosperou... Vejo agora que, de uma maneira não consciente, já estava a apontar a mim mesmo o sentido do que iria ser o meu trabalho a partir do final dos anos 70. (José Saramago) Conjunto de crónicas publicadas, pela primeira vez, no jornal A Capital (1968-1969)
 
As Fadas
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 34
Editor: Vega
ISBN: 9789726999027
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
 
 
Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de Português do 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Muitos foram os nossos grandes escritores que embora escrevendo essencialmente para adultos nem por isso olvidaram os pequenos leitores dedicando-lhes alguns dos seus escritos sob formas tão diferentes como a poesia e a ficção e com objectivos igualmente tão diversos como a formação educativa, didáctica e pedagógica, o meramente recreativo ou estas ambas vertentes. Citamos, a título de exemplo, João de Deus com a sua Cartilha Maternal e lindos poemas para a infância, Afonso Lopes Vieira com Os Animais nossos Amigos, Gomes Leal com Jesus Cristo para as Criancinhas Lerem, Guerra Junqueiro com os seus Contos para a Infância, António Sérgio com as adaptações de vários contos mitológicos e populares, Jaime Cortesão com o seu Romance da Ilhas Encantadas, Aquilino Ribeiro com o seu Romance da Raposa, e Antero Quental com o Tesouro Poético da Infância, livro coligido e ordenado por ele, que inclui o poema As Fadas, agora reeditado com as belíssimas ilustrações de Raquel Pinheiro. Neste belo poema é recriado, com a fértil e sensível imaginação do poeta, o universo fantástico e encantador das fadas que desde tempos imemoriais tem encantado e feito sonhar sucessivas gerações de pequenos e grandes leitores. Quem nos verdes anos da sua infância não terá dito ou pensado: "As fadas… eu creio nelas" e acreditado piamente na sua existência?

Que Miúfa no Kilimanjaro!

Que Miúfa no Kilimanjaro!
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 128
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722348065
Coleção: Geronimo Stilton
Faixa etária:a partir dos 7 anos
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
Sinopse
 
 «Era uma fria noite de outubro. Tinha mesmo acabado de colocar a última peça dum puzzle complicadíssimo, quando a mesa vibrou… Vi-me focinho a focinho com um roedor extramusculoso, extratonificado, extraenérgico. Era o meu amigo Hiena! Um instante depois, o calor da minha casa era apenas uma recordação… esperavam-me as neves perenes do Kilimanjaro!»

É Natal, Stilton!

É Natal, Stilton!
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 128
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722349017
 
1 exemplar (Espaço culturalmente)
 
 
Sinopse
 
«Tudo parecia pronto para a ceia de Natal com a minha família. E afinal, pobre de mim, que incrível véspera de Natal me esperava! Andei a apanhar cem mil bombons de queijo, passou-me um tir em cima da cauda, até a minha casa pegou fogo, Mas foram tantos roedores a ajudar-me! Sim, no Natal todos se sentem melhores. Que bom se fosse assim o ano todo!»

O Maior Concurso de Anedotas do Mundo


O Maior Concurso de Anedotas do Mundo
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 128
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722348164
Faixa etária: a partir dos 7 anos

1 exemplar (Espaço Culturalmente)




Sinopse
«Vocês são tímidos? Eu sou! Por isso é que fiquei (quase) em coma ao entrar num concurso de anedotas na televisão… diante de milhões de espetadores! Mas depois aprendi os segredos para contar anedotas… e eles aqui ficam juntamente com as novas anedotas de Ratázia!» 

Natural de Ratázia (Ilha dos Ratos), Geronimo Stilton é formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Há vinte anos que dirige o Diário dos Roedores, o jornal mais difundido de Ratázia. Foi-lhe atribuído o Prémio Ratitzer pelo furo jornalístico «O Mistério do Tesouro Desaparecido». Geronimo recebeu igualmente o Prémio Andersen 2001 como personagem do ano.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Trash

Trash
Os Rapazes do Lixo
Nunca saberás o que vais encontrar...
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 232
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722348195
Coleção: Noites Claras
1 exemplar (Espaço Culturalmente)


Sinopse
Raphael, Gardo e Ratazana vivem em Behala, uma lixeira de proporções inimagináveis num país do Terceiro Mundo. Todos os dias, a sua vida resume-se a passar a pente fino os detritos provenientes da cidade na esperança de encontrarem algo que possa ser vendido. Um dia, descobrem uma pequena mala de cabedal que contém dinheiro e alguns documentos pessoais. Mas a polícia também está interessada em ficar com a mala, e os três rapazes dão por si a ser perseguidos à medida que tentam desvendar um caso de corrupção que envolve as mais altas esferas da sociedade.

O Fantástico Sr. Raposo

O Fantástico Sr. Raposo
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 112
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722632966
Coleção: Roald Dahl
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
 
 
Sinopse
Sempre que o Sr. Raposo rouba uma galinha da quinta, os compadres Bean, Boggis e Bunce ficam piores do que baratas! Os três são os patifes mais malvados do vale e engendraram um plano astucioso para arrancar o Sr. Raposo da toca de uma vez por todas. Só que nunca lhes passou pela cabeça que ele também tivesse o seu próprio plano…

O Senhor Valéry

O Senhor Valéry
Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 82
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722114707
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
 
 Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Gonçalo M. Tavares (n. 1970) é um novo escritor que em pouco tempo se estreou com quatro livros (poesia, literatura infanto-juvenil e teatro) de grande qualidade e que já lhe valeram dois prémios. Um desses prémios (Branquinho da Fonseca "Expresso/Gulbenkian, na modalidade de Literatura para a Infância) foi, precisamente, atribuído a este " O Senhor Valery". Que não é, diga-se, propriamente um livro infantil, mas um livro de que os adultos gostarão certamente (e as crianças também e até por isso mesmo. Conta-se que Oscar Wilde, um dia em passeio por uma Feira de Livro com um sobrinho, lhe quis comprar um livro para lhe oferecer. A criança retorquiu dizendo que estava bem, desde que não fosse um livro infantil). E quem é este senhor Valery ? Um homem de estatura baixa (por isso dava muitos saltos, para, por vezes, "ser igual às pessoas altas"), solitário, com um humor fino, que adora pensar de uma forma lógica, tão lógica, que por vezes roça a estupidez. O livro tem desenhos de Rachel Caiano.

"Lemos o livro com o prazer de estarmos a acompanhar um discurso extremamente inteligente sobre uma criatura cujo universo mental assenta na mais acabada tolice. Lemo-lo com um sorriso nos lábios que, por vezes, se abre numa gargalhada.
" (...) o texto é um estimulante exercício de inteligência. Os adultos não desdenharão lê-lo e as nossas crianças poderão aceder a alguns dos seus sentidos profundos, aqui e ali com a ajuda de um pai ou um professor. Retirarão assim o devido prazer das pequenas desventuras e raciocínios deste impagável Senhor Valery."
José António Gomes, Expresso, Cartaz

" Uma pequena pérola. O Senhor Valery é um descendente do "Monsieur Teste", de Paul Valery, de "Un Certain Plume", de Henri Michaux, e do senhor Këuner, de Brecht. Trata-se de um homenzinho curioso e distraído, irónico e tímido, desajeitado e brilhante, patético e profundo, um homem pequeno que deambula, solitário, pela cidade, com passo curto, de chapéu de coco na cabeça. É uma criatura que problematiza tudo, que de tudo faz silogismos, enigmas, paradoxos."
 

Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma

Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma 
(9ª Edição)
Edição/reimpressão: 2000
Páginas: 136
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722324939
Coleção: Estrela do Mar
 
14 exemplares (Espaço Culturalmente)
 
 
 
Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

«Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma» insere-se na reedição, levada a cabo pela Editorial Presença, das «Obras de Irene Lisboa», de que estão neste momento disponíveis dez volumes; o outro volume para crianças e jovens «Queres Ouvir? Eu Conto» (1993) está também disponível na colecção «À descoberta». O prefácio pretende traçar sumariamente as principais linhas temáticas e condutoras desenvolvidas nestas histórias, quer articulando-as com os restantes livros de Irene Lisboa, quer apontando os seus processos literários, originais ou herdados de um imaginário tradicional. Com o seu lugar próprio nas «Obras de Irene Lisboa», este livro é mais um elo na cadeia de reactivação do nome desta autora, assim posta mais perto de leitores maiores e mais pequenos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

George e o Big Bang

George e o Big Bang
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 308
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722348782
 
 
2 exemplares (Espaço Culturalmente)
 
 
 Sinopse
 
 George e o Big Bang é uma emocionante história de aventura, que nos leva de volta ao momento em que surgiram o espaço e o tempo. Recheado de voltas e reviravoltas, por buracos de minhoca até ao limiar do conhecimento, George e Annie usam toda a sua inteligência e intuição para impedir que uma terrível catástrofe se abata sobre a espécie humana.
George e o Big Bang inclui ensaios de alguns dos mais importantes cosmologistas, as fantásticas ilustrações de Gary Parsons, um enredo emocionante e uma série de entradas científicas de fácil leitura. Incluindo um conjunto de fotografias a cores, ilustrando as maravilhas do cosmos, George e o Big Bang, o volume final da trilogia, encerra as aventuras de George pelo universo.

A Nascente de Tinta

A Nascente de Tinta
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 128
Editor: Paleta de Letras
ISBN: 9789899679108
12 exemplares (Espaço Culturalmente)

Sinopse
A Nascente de Tinta é a primeira aventura do pequeno Gonçalo que, ao receber um búzio com poderes, entra num universo fantástico! É através desta porta encantada que o menino mergulha até ao fundo do mar, até à Assembleia Aquática, onde precisam da sua ajuda. Este é o inicio de uma mirabolante viagem por sítios tão fantásticos quanto o Reino das Letras, o Reino das Mãos Falantes, a Colina dos Desejos ou o Deserto das Ideias.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

900 - História de um Rei


900 - História de um Rei
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 135
Editor: Paleta de Letras
ISBN: 9789899679139



12 exemplares (Espaço Culturalmente)





Sinopse


Há novecentos anos, em 1109, nasceu o corajoso Afonso Henriques. Ainda jovem armou-se cavaleiro, combateu a mãe e opôs-se ao primo, o Imperador da Hispânia. Como conquistador, travou batalhas, tomou cidades, derrotou os reis almorávidas e formou o Reino de Portugal. Foi pela traição que o derrotaram. Como homem, teve uma infância solitária, paixões arrebatadoras, um casamento de conveniência e enfrentou uma maldição materna. Ignorado pelo papa, foi o próprio povo que o aclamou Rei. Esta é a sua história.