segunda-feira, 3 de junho de 2013

Humberto Delgado - O General Sem Medo

Humberto Delgado - O General Sem Medo
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 32
Editor: Âncora Editora
ISBN: 9789727801619
 
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
 
 
Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Símbolo da luta pela liberdade, Humberto Delgado ocupa um lugar especial no imaginário e no coração dos portugueses, tanto dos que viveram a ditadura, como das novas gerações que aprendem na escola quem foi o General Sem Medo. A metamorfose de um herói da história recente em herói de banda desenhada representa um forte apelo à imaginação e à capacidade de viajar no tempo. Com o seu traço de mestre, José Ruy faz uma reconstituição fiel e empolgante da vida de Humberto Delgado, para mergulhar o leitor em momentos épicos e situações dramáticas, desde a sua célebre candidatura à Presidência da República em 1958 até ao assassinato pela PIDE em 13 de Fevereiro de 1965, passando por um luminoso flash-back da sua infância e juventude e da sua carreira militar e aeronáutica. A utilização de fotografias da época como fonte de inspiração, além de outros documentos históricos, converte esta banda desenhada numa obra de rigor e pedagogia, que cativa crianças, adolescentes e adultos.

A Estrela

A Estrela
 
Um romance sobre o acaso, a identidade, a certeza da morte.
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 40
Editor: Quetzal
ISBN: 9789725648339
 
 
5 exemplares (Espaço Culturalmente)
 
 
 
Excerto
 
«Um dia, à meia-noite, ele viu-a. Era a estrela mais gira do céu, muito viva, e a essa hora passava mesmo por cima da torre. Como é que não a tinham roubado? Ele próprio, Pedro, que era um miúdo, se a quisesse empalmar era só deitar-lhe a mão. Na realidade, não sabia bem para quê. Era bonita, no céu preto, gostava de a ter. Talvez depois a pusesse no quarto, talvez a trouxesse ao peito. E daí, se calhar, talvez a viesse a dar à mãe para enfeitar o cabelo. Devia-lhe ficar bem, no cabelo.»
 
 
 
 

Teatro às Três Pancadas

Teatro às Três Pancadas
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 130
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722120944
 
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
 
Sinopse
 
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que ainda não adquiriram hábitos de leitura.

Este livro tenta responder a várias perguntas que têm dirigido ao autor: «Por acaso não terá uma peçazinha disponível, para nós representarmos, na nossa Escola?»
ou «Dava-nos uma peça para o nosso grupo de teatro itinerante, que não comporte muitos atores?» ou «Nunca pensou em pegar numa das suas histórias e transformá-la numa pequena peça de teatro?» ou «Precisamos de uma peça de montagem fácil. Tem alguma à mão?» Os espetáculos aqui propostos dispensam quase tudo, do aparato das luzes de cena aos sumptuosos figurinos. Só não dispensam o prazer irresistível de inventar o Teatro.

O Diário de um Banana 6

O Diário de um Banana 6
Tirem-me daqui!
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 240
Editor: Booksmile
ISBN: 9789897071102
Coleção: Os Diários de Greg
Faixa etária: a partir dos 9 anos
 
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
Sinopse
O Greg está metido num grande sarilho: a escola foi vandalizada e ele é o principal suspeito. Mas o que é incrível é que ele está inocente. Pelo menos em parte...
As autoridades estão a apertar o cerco. Entretanto, uma tempestade de neve chega de surpresa e a família fica impossibilitada de sair de casa.
O Greg sabe que, quando a neve derreter, terá de sofrer as consequências, mas haverá algum castigo pior do que ficar fechado em casa com a família durante as férias? É caso para dizer: TIREM-ME DAQUI!

A Aldeia das Flores

A Aldeia das Flores
de António Mota; ilustração de Eunice Rosado
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 60
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895574261
 
1 exemplar (Espaço Culturalmente)
 
 
Sinopse
 
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Uma aldeia tranquila, o dia-a-dia sereno das gentes, a vida ao ritmo das estações do ano...A harmonia é perfeita. Mas a instalação de uma fábrica, nas imediações, vem alterar por completo a paz do lugar . A poluição chega à aldeia e o ambiente nunca mais é o mesmo. Incluído na colecção Obras de António Mota, A Aldeia das Flores foi o primeiro livro publicado por António Mota.